sexta-feira, 1 de julho de 2011

Framework Fundamentals (Interface)

Interface

Poucos programadores têm o conhecimento de interface e como utilizá-las. Interface contém apenas assinaturas de métodos, de propriedades, de eventos ou indexadores. São parecidas com classes, porém não são classes pois não tem aplicação. São apenas assinaturas dos elementos citados anteriormente. Uma classe ou estrutura que implementa a interface deve implementar os membros da interface que estão especificados na definição da interface. Então qual a vantagem de utilizar uma interface? A primeira é por possibilitar multiplicidade de herança, ou seja, para uma classe, podemos declarar várias interfaces. A segunda é o fato de que uma interface na verdade é um contrato, onde garante que aquele método será efetuado. Quando a resposta é verdadeira, o código sabe que o método é pra ser chamado. Abaixo colocarei um código simples do uso de interface.

Abaixo declarei quatro interfaces com operações matemáticas. Por padrão, e uma boa prática do uso de interface, colocarmos sempre a letra "i" em maiúsculo pra sua identificação. Cada interface possui um método void, ou seja, sem retorno e, passamos para cada método dois parametros do tipo inteiro.


Abaixo temos uma classe chamada "resultado", que após os dois pontos, declaramos as interface que serão implementadas por esta classe. Dentro da classe são implementados cada método assim criado dentro das interfaces.





Por útlimo, dentro do da classe Main que por padrão possui um parametro do tipo string que é um vetor chamado args, estanciamos cada objeto do tipo das interfaces. Na sequência duas váriaveis do tipo inteiro recebem os valores digitados pelo usuário, onde será chamado através do objeto o método passando por parametro as duas váriaveis. Nos outros métodos foi declarado diretamente os valores para os cálculos.




Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre interfaces. Até a próxima!


2 comentários: